segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

DESAFIO COM APRENDIZAGEM CRIATIVA 2º ANO B

   Em sala de aula estávamos trabalhando o tema meio ambiente, recursos naturais e construídos, as transformações realizadas pelos seres vivos e os impactos.

    Pediu-se às crianças que pensassem no lugar que moram, o que há e o que deveria ser diferente ou deveria ter e ainda não tem. De início estava tudo muito bom, mas depois de algum tempo começaram surgir algumas sugestões de alteração: “falta um espaço recreativo...”, “minha rua é muito estreita...”, “falta um posto de saúde mais próximo...”, a questão da segurança.

   A partir daí lançou-se a proposta: “pense na região onde você mora e que mudanças você acha que seria importante para você e os demais moradores. ” Podiam elaborar um desenho para fazer um esboço.
Em seguida, partimos para a execução do projeto. As crianças se agruparam da forma que achavam melhor, selecionaram os materiais e elaboraram o seu projeto. Foi muito interessante observar os comentários, a criatividade e a forma que montaram e às vezes refaziam pois, “não havia ficado bom".